quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Por trás de uma máscara...

Uma máscara pode parecer um simples adorno não? Bem, não é bem assim.

A máscara é o símbolo perfeito da hipocrisia. E o nosso mundo é infestado de hipocrisia... É inegável.

Todos nós em algum momento, utilizamos algum tipo de máscara, afim de amenizar determinadas coisas. Alguns, usam máscaras para atrair atenção. Outros ainda, usam uma máscara para proteger uma personalidade débil e inútil. Somos hipócritas natos e sabemos usar a hipocrisia com maestria, não importam os meios e motivos para tal, mas sempre à nosso favor. Assim como sua irmã mentira, a hipocrisia é um apaziguador social.

O grande problema é quando isso torna-se um vício.

Hipócritas compulsivos, estabeleceram vínculos tão intensos com suas máscaras que fica difícil retirá-las. Sua conexão com sua variante comportamental é tão forte que é impossível discernir qual é a verdadeira personalidade do indivíduo. E na maioria dos casos, essa máscara torna-se parte efetiva da pessoa, inseparável.

Muitas pessoas estão em crise comportamental e nem sabem disso por que sua hipocrisia foi absorvida por sua personalidade e mesclou-se aos seus princípios. Essa capacidade de mutação absurda não pode ser confundida em hipótese alguma com evolução de caráter, pois não ocorreu com naturalidade. Quando você não consegue retirar uma máscara é por que você foi efetivamente consumido pela nova faceta, provando assim a fraqueza do seu caráter e o respeito que você tem pelo que você sempre foi, que é nenhum.

O que todos esquecem é que as máscaras podem quebrar, cair e serem retiradas. E quando isso acontece, o que essas pessoas mascaradas irão fazer á respeito? Se elas forem inteligentes e tiverem sensatez perante ao seu orgulho, elas irão aprender no fim das contas que a beleza de uma máscara está em quem está por trás dela.

6 comentários:

Cassiano disse...

Poxa, parabéns
bem escrito
abs

Liana disse...

Muito bom!

Rodrigo disse...

Hay que ser hipocritas, pero con moderacion!
Concordo com tudo que você falou amigo. O problema é quando cai a máscara... aí lascou tudo de vez!
Belo post.
Aguardo visita no meu.

Unknown disse...

naum sei se mascara mas todo mundo tem um pouco de atuação....
http://sacochei.blogspot.com

Gabriel Leite disse...

Acho que sou um hipócrita compulsivo. Ou não? Nem sei mais... Rs
Muito legal o texto.

Guga Paz disse...

Pessoas desocupads , mas não desprovida de cérebro foi massa...heheheh

Esse post me lembra o poema de Pessoa quando ele diz que quis tirar a máscara, mas não pode, pois já estava pregada ao rosto...MT BOM!
http://dapleura.blogspot.com