domingo, 11 de março de 2012

Am I blogger?

Olá, e você?

Para começo de conversa, essa coisa de blog ainda é algo meio novo para mim, mesmo que meu blog já tenha quase 5 anos de idade.

É uma grande confusão montar um blog, na verdade. Você precisa pensar em muitas coisas: como será o layout, o padrão de cores, o título do blog e, principalmente sobre quais assuntos tratar nele. É um processo que muito chato mas que estou disposto a enfrentar!

Eu, por exemplo, não faço a menor idéia sobre o compartilhar aqui! Mas confesso que não estou muito preocupado com isso... Gosto de falar sobre tudo. Desde trivialidades até sobre política e economia, sendo estes dois últimos exemplos uma grande mentira da minha parte.

Falar sobre coisas inúteis é bastante legal e costuma ser bastante produtivo. Produtivo a ponto de você perceber que determinado assunto apenas parece trivialidade, mas não é. No final, acho que é essa a intenção deste blog: tratar o trivial como importante...

Se eu conseguirei de alguma forma isso, aí já é outro papo!

Então, nesta tentativa de compartilhar meus pensamentos sobre as coisas, decidi começar tratando um assunto que percebi ser uma preocupação de boa parte dos jovens brasileiros recém formandos, que estão há pouco tempo no mercado ou que acabaram de ingressar no seu primeiro emprego. E eu cheguei nesta conclusão estatística enquanto estava bêbado. Talvez por isso eu tenha exagerado na descrição do assunto... Mas eu juro que tem fundamento!

Nesta última sexta-feira, estava eu num happy hour com alguns de meus companheiros de trabalho, depois de uma semana um tanto tensa na empresa. As coisas já começavam a girar na minha cabeça depois de algumas caipirinhas quando, de repente, me vi participando de uma conversa muito interessante com uma de minhas colegas.

Falávamos sobre pais problemáticos, diversão, sobre admirar as pessoas e aprender inglês!

Não ligo para os três primeiros tópicos! Pelo menos não neste momento!

O que me chamou atenção foi o fato desta minha amiga ter desabafado com tanto pesar sobre sua capacidade de aprender o idioma inglês. Ela queixou-se que há muita dificuldade por parte dela em memorizar determinadas coisas, as metodologias aplicadas em sala de aula não agradam e blablablá!

Não foi a primeira vez que alguém reclama para mim sobre o processo de aprendizado do idioma inglês... Entretanto, isso só aconteceu quando estas pessoas me ouviram falando inglês. Não sei. Dizem por aí que meu inglês é muito bem falado. E deve ser mesmo... Eu me dediquei para que isso acontecesse! E as pessoas pensam que eu sou uma espécie de oráculo do idioma.

O que me parece é que para a grande maioria das pessoas, aprender um novo idioma é um processo que machuca suas almas! Pura tortura!

Como criar um blog...

Mas é claro que, pensando desta maneira, estas pessoas estão condenadas a só falar o português incorretamente pensando que falam da maneira correta, até o fim de suas vidas, conformando-se com a realidade de que é importante falar outro idioma da maneira incorreta pensando que está falando da maneira correta. Assim como eu, se continuar pensando desta maneira, nunca farei meu blog vingar, pensando que ele é realmente propenso a isso...

Existe uma fator crucial que norteia a capacidade das pessoas em não conseguir fazer todos aqueles "whats" e "wheres" e "to bes" entrarem em suas cabeças ocas.

A pressa! Queremos tudo para ontem. Hoje em dia, as coisas precisam acontecer rapidamente. Todas as necessidades ou exigências precisam ser atendidas imediatamente. E quando não acontecem, fica a sensação de que você ficou para trás! Isso faz com que percamos o contato com o saber de que tudo deve ocorrer a seu tempo para que aconteça da melhor maneira possível. E sim; eu me incluo neste grupo.

Não adianta iniciar um curso de idioma estrangeiro e já querer sair falando depois da primeira aula. Não adianta montar um blog e esperar que cem mil pessoas o acessem no primeiro dia! Não que este seja meu objetivo... Mas vocês entenderam!

E mesmo que você queira que as coisas aconteçam mais rapidamente, dedicação e até mesmo um pouco de sacrifício, sem falar na inteligência, obviamente, são essenciais para que tudo caminhe para seu objetivo.

Mas por que tratar este assunto como se estivesse dando um sermão nestas pessoas?

A questão não é nem transformar tudo isso num sermão. A verdade é que eu simplesmente não aguento mais ouvir as pessoas reclamando de coisas ridículas. Para aprender um novo idioma e, sobretudo, para dominá-lo, é preciso lembrar que você é um ogro ignorante que está aprendendo a falar de novo; lembrar também que você não nasceu falando seu idioma nativo e que só o aprendeu pela convivência. E ter plena consciência que esse processo leva tempo e que não existem fórmulas mágicas para sair falando em um mês.

Essa é uma análise simples, que qualquer pessoa tem condições de fazer. Mas, ao invés de tentar entender a melhor forma de atingir um objetivo, elas preferem reclamar e subestimarem-se. Assim como eu faço com meu blog...

Um comentário:

Denis disse...

Eu com certeza estou na parcela dos putos que julgam não ter tempo pra aprender essa porra com o processo correto.

É muito mais gostoso assistir desenho do que sentar na mesa estudando. :(

Falta disciplina.